Vladimir Nabokov

NABOKV-L post 0018541, Sun, 23 Aug 2009 11:50:33 -0300

Subject
[NABOKOV-L] [ Sighting] Nabokov and Chostakóvitch
From
Date
Body
A Nabokov sighting, in a Brazilian blog, mentions a Post-War Conference for World Peace at the Waldorf Astoria, where Nabokov is said to have forced Chostakóvitch to speak out. Nabokov would have asked if Chostakóvitch backed a Soviet condemnation of musicians such as Stravinski, Schoenberg and Hindemith. Chostakóvitch would have answered: "I'm in full agreement with the statements made by Pravda." His admission is compared to our present-day PT ( Party of the Workers) leader's, Mercadante, after he endorsed President Lula's policies.

MERCADANTE - UM CHOSTAKÓVITCH QUE NÃO COMPÕE MAIS NADA
Jorge da Cunha Lima


Chostakóvitch era o menino de ouro da música russa quando o comunismo já se instalara de vez no Kremlin. Vivia dúvidas existenciais sem saber se seria mais fiel à música ou ao partido. Por fim, para sobreviver no regime de Stalin, submeteu-se aos cânones conservadores da música oficial. Tornou-se ainda um garoto propaganda da nova Rússia musical. Foi enviado aos Estados Unidos, depois da Guerra, para esse fim. Compareceu ao Waldorf Astoria onde se realizava a Conferencia Científica e Cultural para a Paz do Mundo, organizada pelas esquerdas americanas. Nabokov forçou-o a falar, apesar do visível constrangimento do compositor. Nabokov perguntou se Chostakóvitch endossava a condenação soviética a compositores como Stravinski, , Schoenberg e Hindemith. Sem escolha, Chostakávitch respondeu: "Estou de pleno acordo com as afirmações feitas pelo Pravda".



O constrangido retorno do Senador Mercadante à liderança do PT lembra os tristes episódios que envolveram a submissão de Chostakóvitch. Stalin gostava e entendia de música, mas regia o partido a antiga. Governabilidade para ele significava poder total e música sempre deveria ser um instrumento populista de poder. Lula gosta e entende de política e atualmente faz política a antiga. Submisso, o pobre Mercadante desapontou a família, os colegas e os eleitores, mas continua no camarote presidencial, pronto para assistir a Opera Bufa do Senado."




addresses to reach the commentary:

Jorge da Cunha Lima: Mercadante é um Chostakóvitch que não consegue compor mais nada http://bit.ly/qYgtDabout 18 hours ago from twitterfeed
_iG

Jorge da Cunha Lima - política, economia, Brasil, mundo, opinião e ...
O constrangido retorno do Senador
colunistas.ig.com.br/jorgedacunhalima/

blig.ig.com.br/gerd.../manchetes-dos-jornais-9/

Search archive with Google:
http://www.google.com/advanced_search?q=site:listserv.ucsb.edu&HL=en

Contact the Editors: mailto:nabokv-l@utk.edu,nabokv-l@holycross.edu
Visit Zembla: http://www.libraries.psu.edu/nabokov/zembla.htm
View Nabokv-L policies: http://web.utk.edu/~sblackwe/EDNote.htm
Visit "Nabokov Online Journal:" http://www.nabokovonline.com

Manage subscription options: http://listserv.ucsb.edu/







Attachment